05/12/2018 - 15h49

Comunique o seu afastamento por motivo de férias

Confira abaixo como proceder.

Comunique o seu afastamento por motivo de férias

Eticamente, o responsável técnico e o assistente técnico devem comunicar previamente ao CRF/RS o afastamento por motivo de férias diretamente no ambiente do Acesso Restrito (em https://bit.ly/2Krz6xX), independentemente da atividade realizada na empresa.

Durante o seu afastamento, não poderão ser realizadas atividades e atribuições privativas da profissão farmacêutica.

Situações específicas durante o afastamento:

- Se a empresa realizar atividade farmacêutica privativa: necessita de um farmacêutico substituto, que poderá ser outro farmacêutico descrito na CRT, ou na DAP.

- Se houver SNGPC: RTcomunica no sistema o período em que estará ausente; o Responsável Legal do sistema poderá cadastrar o AT ou o substituto (DAP) como RT no sistema.

- Se o RT/AT estiver ausente no respectivo horário descrito na CRT, porque precisou dar cobertura às férias do farmacêutico: essa ausência momentânea precisa ser comunicada no Acesso Restrito.

CRT: Certidão de Regularidade Técnica

DAP: Declaração de Atividade Profissional (orientações em https://bit.ly/2QwjwGU).

RT: Responsável Técnico

AT: Assistente Técnico

Exemplos de atividades e atribuições farmacêuticas privativas:

- dispensação de antimicrobiano e medicamento controlado pela Portaria SVS/MS 344/98;

- escrituração das receitas manipuladas contendo substância controlada pela Portaria SVS/MS 344/98 e visto no Livro de Registro de Receituário;

- lançamentos no SNGPC e transmissão de seus arquivos;

- fabricação de medicamentos e insumos farmacêuticos;

- fracionamento de medicamentos em embalagens fracionáveis;

- intercambialidade de medicamentos;

- manipulação de fórmulas em geral em farmácias de qualquer natureza, compreendendo o preparo magistral, a reconstituição, o fracionamento de embalagens não fracionáveis, a derivação/transformação, a divisão e a unitarização de doses;

- realização das atribuições farmacêuticas inerentes da Farmácia Clínica;

- realização de serviços farmacêuticos em farmácias, inclusive domiciliares.

Consulte também o OT Informa sobre o tema neste link.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o CRF/RS pelos nossos canais de atendimento.