Eventos - Geral

13/06/2016 a 31/12/2017

Projeto + Farmacêutico Clínico

Desenvolvido pelo CRF-RS, projeto dará ao farmacêutico que se qualificar nos cursos de Serviços farmacêuticos, Acompanhamento farmacoterapêutico e Manejo de problemas de saúde autolimitados, o selo de + Farmacêutico Clínico.

Projeto + Farmacêutico Clínico

Frente às demandas atuais da população quanto ao autocuidado apoiado, à prevenção e controle das doenças crônicas e à resolução de problemas de saúde autolimitados para não comprometer o atendimento de situações mais graves em hospitais e emergências, é necessário um farmacêutico diferenciado, com conhecimentos, habilidades e atitudes capazes de atender e resolver essas demandas. Além disso, as transformações na profissão farmacêutica no que diz respeito à mudança de paradigma na atuação do profissional, saindo do foco do produto para o foco no serviço farmacêutico, servem como um propulsor para que o farmacêutico se atualize e esteja pronto para atender as necessidades de saúde das pessoas, famílias e comunidade.

Idealizado pelo CRF-RS, o Projeto + Farmacêutico Clínico permitirá o desenvolvimento de farmacêuticos treinados e capacitados para realização de serviços farmacêuticos, e eles poderão se tornar referência em seus municípios para esses atendimentos. Além disso, os estabelecimentos em que estes atuam também serão reconhecidos por prestar um atendimento resolutivo e diferenciado para a comunidade. Os cursos de qualificação serão três. São eles:

- Qualificação em Serviços farmacêuticos (educação em saúde e rastreamento);

Qualificação em Acompanhamento farmacoterapêutico (consulta farmacêutica);

Qualificação em Manejo de problemas de saúde autolimitados (prescrição farmacêutica).

Cada curso completado dará direito a um selo, e se os três forem completados, o farmacêutico ganhará o selo + Farmacêutico Clínico.

O que é o projeto?
Cursos de aprimoramento e qualificação profissional (teórico-prático) no âmbito da farmácia clínica, com foco na implementação e execução de serviços farmacêuticos orientados à pessoa, família e comunidade.

Quem pode participar?
Farmacêuticos inscritos no CRF-RS com situação regularizada junto ao mesmo e estudantes de graduação em Farmácia no último ano do curso.

Onde será realizado?
Na capital gaúcha e interior do Rio Grande do Sul.

Quando será realizado?
Durante o biênio 2016-2017, todos os meses, em diferentes regiões do Estado.

Promoção: CRF-RS

Avaliação: 70% de participação prática (avaliação prática será filmada)

Público-alvo: Profissionais farmacêuticos que trabalham no atendimento direto ao paciente ou que pretendem implementar serviços farmacêuticos no seu local de trabalho.

Palestrante:
Gabriel Rodrigues Martins de Freitas - Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorando em Ciências Farmacêuticas pelo PPGCF da UFRGS. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS. Consultor ad hoc do CFF.

Inscrições: Inscreva-se com o Vale-Educação Farmacêutica, através de https://crfrs.org.br/restrito/login/