Eventos - Cursos


18/04/2018 a 16/06/2018

Curso de Formação em Terapia Floral

Formação é oferecida pela Associação dos Farmacêuticos do RS, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do RS. 

        Impresso


Curso de Formação em Terapia Floral

Objetivo: A Terapia Floral ou Floralterapia é um modelo terapêutico reconhecido e recomendado pela OMS desde 1983, um tipo de terapia integrativa,  complementar e vibracional que se utiliza de essências energéticas, originalmente obtidas de flores, para tratar dos diversos estados emocionais envolvidos no desenvolvimento de problemas físicos ou psíquicos. Este recurso consiste na utilização de essências florais dentro de um programa global de estimulação da saúde. As essências florais atuam como catalisadores que dão impulso às melhorias que a pessoa tem por objetivo alcançar.

O Brasil é um dos grandes campos de estudos da área e o RS é um dos estados onde mais pessoas se interessam por este tipo de abordagem terapêutica. A publicação da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares do RGS (PEPIC-RS) em 2013 incluindo a Terapia Floral como recurso que pode ser oferecido pelo SUS vem colaborar com isso. Mais recentemente, em março de 2018, o Ministério da Saúde incluiu a Terapia Floral como uma prática da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), ampliando assim a possibilidade de acesso à mesma através da Saúde Pública. Com isso, o interesse pela Terapia Floral vem crescendo a cada dia, bem como a procura por profissionais capacitados para atuar na área. 

O Curso de Formação em Terapia Floral da Afargs 2018 conta com profissional com mais de 20 anos de experiência na área e abordará o estudo de 7 sistemas florais, além de técnicas terapêuticas, anamnese, causas emocionais das doenças, formulações com florais, estudos de casos, promoção de saúde integral e bem-estar geral através da aplicação de essências florais. Tratam-se de 180h de aula, em um final de semana mensal, o que capacita o Farmacêutico em Floralterapia, de acordo com a Resolução CFF 611/2015.

Local: Sede da AFARGS (Avenida Borges de Medeiros, 308, Salas 45 e 46, Bairro Centro - Porto Alegre)

Início das aulas: 16 de junho

Ministrante:
Janaíne R. Martins - Farmacêutica (UFRGS 1997) com capacitação em Homeopatia e em Fitoterapia; Bioquímica industrial de alimentos (ICTA/UFRGS 2000). Curso de formação em Terapia Floral (1996-1997). Título de Especialista em Terapia Floral pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos (IBEH – Facis) (1998-2000). Título de Especialista em Desenvolvimento de Medicamentos pela Universidade Católica de Pelotas (2007-2009). Cursos livres de Florais de Gaia, Florais de Minas, Desert Alchemy, Australian Bush Flower Essences, Florais de Saint Germain, PNL, Bioressonância, Saúde e Espiritualidade (Amergs), Terapia Biorreguladora, Produtos Quânticos, Reiki. Presidente da Comissão Assessora de Práticas Integrativas e Complementares do CRF-RS. Consultora Técnica na área regulatória e na pesquisa e desenvolvimento de produtos farmacêuticos. Mestranda PPG Patologia UFCSPA. Presidente da Liga de Espiritualidade em Educação e Saúde UFCSPA.

Mais informações e inscrições: http://www.afargs.com.br/cursos/59/curso_de_formacao_em_terapia_floral_turma_2018