Eventos - Geral

09/07/2018 a 13/07/2018

1ª Escola de Inverno de Ciências Forenses

Formação é oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

1ª Escola de Inverno de Ciências Forenses

Sobre o evento: A 1ª Escola de Inverno de Ciências Forenses abrangerá diversos temas significativos com o objetivo de capacitar profissionais que trabalham na área forense ou que pretendem atuar como peritos forenses. Conceitos básicos e a aplicação de avanços tecnológicos em análise e identificação da evidência física (drogas, explosivos, documentos, impressões digitais, fibras e fluidos humanos), serão temas abordados. Cada tema incluirá aspectos teóricos e práticos propiciando a discussão de casos. Serão apresentados também alguns modelos que foram utilizados para a validação de métodos e protocolos analíticos na área forense.

Os professores convidados Prof. Dr. Luis Arroyo, Profa. Dr. Tatiana Trejos e Prof. Robert O´Brien são professores e pesquisadores de renome do Departamento de Ciências Forenses e Investigativas, da Universidade da West Virginia – West Virginia – EUA, com expressiva atuação na área de ciências forenses, reconhecidos internacionalmente.

Os demais professores convidados são membros do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Forense do Brasil, o qual é financiado pelo CNPq, CAPES e FAPERGS para ensino e pesquisa em Ciências Forenses. A missão do INCT Forense é desenvolver pesquisa de vanguarda, a formação de recursos humanos e a transferência de conhecimentos para o setor público e para a sociedade brasileira. Desta forma, a participação dos seus renomados pesquisadores em eventos como a 1ª Escola de Inverno de Ciências Forenses é de extrema relevância para a sociedade.

O Brasil comparado com outros países está apenas dando os primeiros passos na área das Ciências Forenses. A carência de recursos humanos e de centros de investigação nesta área requer a oferta de ações que promovam a formação de profissionais capazes de utilizarem os conhecimentos científicos no esclarecimento de crimes, com credibilidade, enriquecendo a narrativa dos fatos investigados.

Quando: De 9 a 13 de julho de 2018

Local: Anfiteatro Alfredo Leal, Faculdade de Farmácia da UFRGS (Av. Ipiranga, 2752 - Santa Cecília, Porto Alegre – RS)

Formato: O curso acontecerá em 5 dias, em formato de simpósio, com 4 temas em cada dia, organizados de forma que a cada duas exposições haja um tempo de 20 min para intervalos.

Inscrições e mais informações: https://escolacienciasforenses.com.br/