Institucional - Setores

Apoio Administrativo

Responsável pelas áreas de Transporte, Limpeza, Patrimônio, Almoxarifado e Serviços Gerais do CRF-RS;

 

Assessoria de Comunicação

Gerenciamento dos canais de comunicação com os clientes externos e internos, como portal institucional, informativo impresso e eletrônico. Organiza eventos e congressos da área farmacêutica. Divulga e organiza projetos do CRF, tais como: “CRF Itinerante”, “Farmacêutico na Praça”, capacitações, reuniões de integração com formandos, palestras, etc.

 

Assessoria Jurídica

Assessora o CRF-RS nos assuntos de ordem jurídica que envolvam, direta ou indiretamente, os interesses e atividades da Autarquia e da Profissão Farmacêutica, além de prestar atendimento/esclarecimentos sobre assuntos jurídicos relacionados ao CRF-RS. Representa judicialmente o CRF-RS.

 

Atendimento

Atende o público externo: presencialmente, via telefone, e-mail, chat e WhatsApp. Recebe toda documentação entregue presencialmente na Sede do CRF, efetuando a protocolização desses itens. Realiza a entrega de certidões, carteiras, cédulas e diplomas. Analisa e defere alguns tipos de protocolos, emitindo certidões de regularidade e boletos bancários. Faz o esclarecimento de dúvidas, dando as informações necessárias ou encaminhando as demandas aos setores competentes.

 

Cadastro

Cadastro PJ: renovação de Certidão de Regularidade, solicitação de Direção/Assistência Técnica, averbações cadastrais da empresa (horário de funcionamento/assistência,endereço, razão social,sócios, capital social, atividade), registro/reativação/baixa de empresas, desligamentos de Direção/Assistência Técnica, recadastramento de empresas. Cadastro PF: inscrição/reinscrição de profissionais (provisória/definitiva/transferência), baixa de inscrição (solicitação/transferência),averbação de diplomas,emissão de Certidões Pessoa Física (aposentadoria, responsabilidade técnica, regularidade profissional),solicitação de cédulas de identidade profissional e 2ª via de carteira profissional, averbação de dados dos profissionais, recadastramento de profissionais. Análise de processos administrativos eleitorais. Secretaria: envio de Certidões Pessoa Física, de ofícios do Setor aos profissionais, empresas, outros CRFs e outros órgãos, de recursos ao CFF (baixa de profissionais). Correios: recebimento e protocolização de documentação recebida pelos correios.

 

Centro de Documentações e Informação (CDI)

É aberto ao público em geral e tem como principal objetivo disponibilizar a legislação farmacêutica profissional e sanitária de modo ágil, contribuindo desta forma com o exercício da profissão farmacêutica e nas atividades desenvolvidas pelo CRF-RS. O CDI disponibiliza para consulta local e fotocópia: Atos normativos de âmbito Federal e Estadual; Boletins Informativos; Revistas; Livros relativos à legislação, ensino farmacêutico e outros; Fitas de vídeo (podem ser assistidas no CRF-RS com prévio agendamento); busca bibliográfica de legislações e também de artigos científicos na Biblioteca Virtual em Saúde - BIREME. Administra o processo de digitalização documental do CRF-RS, bem como controla a tabela de temporalidade de documentações. Responsável pelo acervo físico e digital do CRF-RS.

 

Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM/RS) – Convênio CRF-RS/UFRGS

O CIM-RS está estruturado com base em um convênio entre a Faculdade de Farmácia da UFRGS e o CRF-RS, o qual cede um farmacêutico para atuar no local. O centro tem como objetivo promover o uso seguro e racional dos medicamentos. Produz informação ativa e assessora o farmacêutico e demais profissionais de nível superior da área da saúde quanto a questões relacionadas ao uso de medicamentos e plantas com uso terapêutico, por meio de análise crítica da literatura técnico-científica, e possui infraestrutura para estágios, capacitações e treinamentos em serviço. 

 

Chefia de Gabinete

Assessora a Diretoria em seus compromissos; promove o agendamento de reuniões e audiências internas e externas. Elabora documentos técnicos e administrativos, organiza a documentação do Gabinete, seus despachos e arquivamento. Mantém canal com as Coordenações dos Cursos de Farmácia do Estado para realização das palestras de integração e participação nas formaturas. Atualiza o canal do Bolsa de Empregos, entre outros.

 

Compras e Licitações

Responsável pelos trâmites dos processos administrativos para aquisições de bens permanentes, de consumo e  contratações de  prestadores de serviços,  através da execução  de licitações ou dispensa de licitação, pela formulação  e controle dos contratos  e aditivos advindos destes processos e publicações no diário oficial da união.  

 

Controladoria

Analisar orçamentos financeiros, contábeis, patrimoniais e de custo. Controlar prazos, analisar solicitações de pagamento em geral, prestações de contas e relatório de viagens. Analisar o recolhimento de tributos e impostos. Acompanha e fiscaliza a programação orçamentária e financeira anual e plurianual. Acompanhar e dar suporte as auditorias contábeis internas, externas e comissão de tomada de contas.

 

Coordenadoria da Qualidade

Busca continuamente a excelência na gestão dos processos, a fim de proporcionar a satisfação das partes interessadas e com o cumprimento dos requisitos normativos.

 

Fiscalização

Executa a atividade de fiscalização, orientando sempre ao cumprimento da legislação farmacêutica e ao desenvolvimento do correto exercício profissional. Atua em processos administrativos fiscais e processos disciplinares éticos, desde a abertura até o trânsito em julgado. Analisa comunicados de afastamento e justificativas de ausências em conformidade ao código de ética da profissão farmacêutica. Registra, apura e encaminha denúncias. Também, presta orientação técnica por diferentes canais aos usuários e população sobre a legislação farmacêutica, além de organizar e acompanhar os trabalhos das Comissões Assessoras do CRF-RS.

 

Gerência Geral

Realiza a gestão das diversas áreas do CRF-RS, alinhada ao planejamento organizacional da Plenária e Diretoria do CRF-RS. Monitora os desdobramentos das atividades estratégicas da autarquia. Articula com grupos internos e externos, avaliar resultados das ações desenvolvidas, elaborando planos de trabalho com diagnósticos, estruturação, objetivos, orçamento, metodologia de execução e avaliação. Realizar e coordena projetos, analisa e avalia situações, liderando processos de mudança, define estratégias de novas ações, avaliando e prevendo resultados.

 

Orientação Técnica

Presta informação sobre a legislação sanitária e farmacêutica e sobre a prática profissional para a Diretoria, funcionários, usuários do CRF-RS (PF e PJ) e população em geral. Apóia as Comissões Assessoras do CRF-RS.

 

Ouvidoria

Responsável pela mediação entre o CRF-RS e o usuário dos serviços. Visa aprimorar ações que permitam reduzir falhas identificadas, auxiliando na busca de soluções e otimização dos processos.

 

Recursos Humanos

Responsável pelo Gerenciamento da área de Recursos Humanos do CRF-RS, executando trabalhos de acompanhamento da capacitação e treinamento dos funcionários, da seleção e admissão e os procedimentos referentes a folha de pagamentos;

 

Seccionais

Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santo Ângelo. Atendem pessoalmente o público externo. Analisam e encaminham documentos à Sede do CRF-RS, bem como realizam a entrega de documentos solicitados. Prestam informações e esclarecimentos de dúvidas.

 

Setor de Cobrança

Busca a regularização financeira de empresas e profissionais junto ao CRF-RS, principalmente por meio de contato telefônico e por e-mail, esclarecendo dúvidas e formalizando a negociação de débitos, bem como analisa pedidos de ressarcimentos.

 

Setor Recursos (Financeiro e Contábil)

Elaboração dos registros contábeis, balanços e balancetes. Conciliações bancárias, preparação de empenho, liquidação e pagamento de despesa, controle e emissão de cheques, acompanhamento e execução do orçamento e assessorar a Comissão de Tomada de Contas, Auditoria do CFF e TCU. Controle de arrecadação de receitas. Planejamento, acompanhamento e execução de orçamento.

 

Tecnologia da Informação

Responsável pelo gerenciamento do Sistema de Informação do Conselho, executando trabalhos de suporte aos usuários, monitoramento da Rede de Informática e a geração de relatórios internos e externos do Sistema de Dados.