Notícias - Geral


28/03/2017 - 16h20

Diretores do CRF-RS recebem Láurea de Inovação Farmacêutica

Honraria é concedida pela Academia Nacional de Farmácia a profissionais que reconhecidamente tenham se destacado em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em ciências farmacêuticas e afins.

        Impresso


Diretores do CRF-RS recebem Láurea de Inovação Farmacêutica

Realizada com o objetivo de aproximar profissionais regionais e disseminar conhecimentos sobre oportunidades de inovação no segmento farmacêutico, dentro de um contexto histórico e com vistas ao futuro, a Oficina de Inovação Farmacêutica e Propriedade Intelectual contou com edições em Caxias do Sul e Porto Alegre nesta segunda e terça-feira (27 e 28). Organizada pela Academia Nacional de Farmácia (ANF), a iniciativa, que também visa transmitir conhecimentos sobre propriedade intelectual, especialmente sobre o uso de patentes e informações tecnológicas em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de temas essenciais para a efetiva tradução de ciência em desenvolvimento tecnológico, econômico e social, teve o apoio do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS), da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). 

A programação do evento contou com exposições sobre a Academia Nacional de Farmácia; o círculo virtuoso da inovação farmacêutica; a propriedade intelectual no contexto farmacêutico, com enfoque nas patentes, assim como seu uso estratégico e informações patentárias; e as fontes, ferramentas e sistemas de busca e análise de informações. Como ministrantes, Lauro Moretto e Henry Suzuki, da ANF.

Além disso, em Caxias do Sul e em Porto Alegre houve a outorga da “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica”, conferida a profissionais com atuação destacada na área. Dentre os homenageados estavam o presidente do CRF-RS, Maurício Schüler Nin, e o vice, Roberto Canquerini. “É uma honra receber este prêmio, principalmente ao lado de pessoas que deram sua vida à profissão, desenvolvendo ciências, conhecimentos e serviços aos farmacêuticos do Rio Grande do Sul”, afirma Nin, ressaltando que o agraciamento tem relação com o trabalho desenvolvido no CRF-RS, fato que estimula a seguir buscando soluções para a profissão. 

A opinião é compartilhada por Roberto Canquerini, que elogia a boa presença de participantes nas atividades na Serra e na Capital e destaca que há tratativas para a realização de mais duas edições da Oficina de Inovação Farmacêutica e Propriedade Intelectual, ainda neste ano, no interior do Estado. “É a primeira vez que este evento é organizado no RS, tendo já uma grande aceitação do público. Sobre a Láurea, fico muito honrado em recebê-la de um entidade tão importante quanto a ANF. Ela sinaliza o reconhecimento de um longo trabalho que está no caminho certo, mas muito ainda pode ser feito para transformar a profissão farmacêutica”, salienta ele. 

Em Caxias do Sul, os laureados foram Evaldo Antonio Kuiava, Diego Gnatta, Mirian Salvador, Valéria Weiss Angeli, Rita Callegari Basso, Leandro Tasso e Bárbara Catarina de Antoni Zoppas. Já em Porto Alegre, além de Maurício Schüler Nin e Roberto Canquerini, compuseram a lista Elisabeth Ritter Ana Lígia Bender, Denise Milão, Sílvia Staniscuaski Guterres, Luiz Fernando Barcelos, Carlos Alexandre Geyer, Thomaz Nunnenkamp e Paulo Mayorga. Diretor do Laboratório Farmacêutico do RS (Lafergs) e presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (ALFOB), Mayorga valorizou a homenagem recebida, sublinhando a dificuldade que é inovar no setor público e frisando a importância do fomento e estímulo ao empreendedorismo desde os bancos acadêmicos até o exercício profissional. 


Diretores do CRF-RS recebem Láurea de Inovação Farmacêutica Diretores do CRF-RS recebem Láurea de Inovação Farmacêutica Diretores do CRF-RS recebem Láurea de Inovação Farmacêutica Diretores do CRF-RS recebem Láurea de Inovação Farmacêutica Diretores do CRF-RS recebem Láurea de Inovação Farmacêutica Diretores do CRF-RS recebem Láurea de Inovação Farmacêutica Diretores do CRF-RS recebem Láurea de Inovação Farmacêutica Diretores do CRF-RS recebem Láurea de Inovação Farmacêutica