08/11/2017 - 13h43

Farmacêuticos conquistam mais um importante espaço na mídia

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o CRF-SP estiveram representados no programa Bem Estar desta terça-feira (07), da Rede Globo.

Farmacêuticos conquistam mais um importante espaço na mídia

O programa teve como tema a automedicação, hábito que pode provocar danos no organismo e mascarar problemas graves de saúde. Os farmacêuticos: Tarcísio Palhano, assessor da Presidência do CFF, e Amouni Mourad, assessora técnica do CRF-SP fizeram um alerta: todos os dias uma pessoa morre por uso inadequado de medicamentos. O programa mostrou dados de um estudo realizado com mais de oito mil usuários do SUS, segundo o qual, quase 10% das pessoas usavam cinco ou mais medicamentos. “A promoção do uso racional de medicamentos faz parte da expertise do farmacêutico e cada vez mais, os conselhos se firmam diante da mídia como referência técnica para orientar adequadamente a população sobre esse tema. Parabéns aos entrevistados, que bem representaram a profissão”, disse o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

Neste mesmo programa houve o episódio, em que um médico acabou destratando a classe de profissionais farmacêuticos. Naquela ocasião o Conselho Federal de Farmácia e o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul e diversos Conselhos Regionais de Farmácia, emitiram nota oficial, repudiando as opiniões dadas durante o programa Bem Estar. Este é um momento de celebração, pois, ao serem entrevistados dois farmacêuticos no mesmo programa, o CRF-RS tem a convicção que esta entrevista foi ao ar, graças também aos farmacêuticos gaúchos que cobraram uma resposta da emissora e souberam se unir em busca de uma retratação e o devido espaço na emissora para a classe farmacêutica.

Para assistir, acesse o link: https://goo.gl/j6G4rA

(Com informações do CFF e CRF-SP)