"/>

Notícias - Geral


10/01/2018 - 15h07

Farmacêutico assume coordenação do Lanagro-RS

Fabiano Barreto, formado em Farmácia pela UFRGS, fala nesta edição do "Farmacêutico em Foco" sobre suas primeiras ações como coordenador do Lanagro-RS, o primeiro farmacêutico a assumir esse posto.

        Impresso


Farmacêutico assume coordenação do Lanagro-RS

Formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2005, o farmacêutico Fabiano Barreto é o primeiro profissional da categoria a assumir o cargo de coordenador do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) RS. Sua trajetória na área farmacêutica começou logo após o término da graduação, quando integrou o setor de drogarias. Em 2007, ingressou – através de concurso público - no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para atuar como auditor fiscal federal agropecuário.  Dentro do Lanagro, participa ativamente na área de controle de resíduos de medicamentos veterinários em produtos de origem animal, atuando no desenvolvimento de novos métodos de análise. 

Destacou-se também por gerenciar o projeto de implementação do LIMS, sistema informatizado de gestão laboratorial utilizado em toda a Rede Lanagro no país. Além disso, teve importante participação no credenciamento junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Barreto, agora, se prepara para assumir o maior desafio de sua carreira. 

 

CRF-RS - Como foi sua trajetória até chegar à coordenação da região Sul do Lanagro?

Fabiano Barreto - Graduei ao final de 2005 pela UFRGS e em seguida iniciei trabalhando como farmacêutico em drogaria. Permaneci nesta atividade até 2007 quando ingressei no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).  Estou no Lanagro há mais de 10 anos. Iniciei minhas atividades no Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas e Medicamentos Veterinários, local onde exerci minhas atividades até este momento. Neste meio tempo concluí, em 2014, o doutorado em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

CRF-RS - Assumir a coordenação do Lanagro sempre esteve nos seus planos?

Não. O que acontece é que à medida que se evolui no trabalho e passa a ter participação nos processos internos acaba sendo um caminho natural atuar em algum cargo de liderança. 

CRF-RS - O que representa para a categoria ter um farmacêutico como coordenador do Lanagro-RS?

Dentro de uma visão multidisciplinar, que é necessária para a área de atividades dos Lanagros, é importante a alternância entre diferentes visões/formações na gestão. Esta mescla e intercâmbio já ocorre nos diferentes níveis. Especificamente para a área farmacêutica voltada para alimentos e produtos veterinários que talvez seja uma das que mais necessite de visibilidade e foco dentro das graduações em Farmácia. O Lanagro pode contribuir para dar este foco à formação dos profissionais. 

CRF-RS - Quais serão suas primeiras ações para melhorar o serviço prestado pelo Lanagro-RS?

O objetivo no contexto atual de alteração de estruturas dentro da defesa agropecuária é elencar prioridades de trabalho que estão na nossa matriz de competência. Nosso objetivo é seguir ampliando a capacidade operacional do laboratório e manter o foco em pesquisa e desenvolvimento para introdução de novas tecnologias e metodologias para suporte aos serviços do MAPA. Para atingir este objetivo, vamos seguir focando na automação e melhoria dos nossos processos.

CRF-RS - Sendo o primeiro farmacêutico a assumir a coordenação do Lanagro-RS, o que mudará na rotina de trabalho?

Já vinha, desde 2015, atuando como substituto da Coordenação do Lanagro e envolvido com a parte gerencial. A mudança principal é uma dedicação de tempo maior com os processos gerenciais e a busca por fontes de financiamento e parcerias, tanto nacionais quanto internacionais para o desenvolvimento de pessoal e projetos. 

CRF-RS - Como o Lanagro e o CRF-RS podem buscar uma aproximação, principalmente na área de análises clínicas?

O Lanagro tem sido um importante parceiro de diferentes órgãos públicos e universidades para o desenvolvimento de parcerias. No âmbito farmacêutico temos sido parceiros em diferentes projetos de pesquisa e formação profissional de colegas. Embora análises clínicas não seja o escopo do Lanagro, podem ser elencados pontos de interesse para trabalho. Temos o total interesse, inclusive neste momento desenvolvemos atividades na área junto ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na área de resistência a antimicrobianos. 

CRF-RS - Qual o papel do farmacêutico dentro do Lanagro?

O farmacêutico integra uma das profissões dentro da carreira de auditor fiscal federal agropecuário e também há profissionais atuando como técnicos de laboratório. E desta forma, atua nas diferentes áreas como controle de bebidas, físico-química de alimentos e microbiologia. Temos profissionais farmacêuticos na área de gestão da qualidade e também na gerência técnica laboratorial mostrando as diferentes possibilidades de atuação dentro da estrutura do Lanagro.

CRF-RS - Na sua administração, esse papel terá alguma mudança?

O papel não mudará e seguiremos incentivando a participação nos diferentes níveis. O que precisamos é trabalhar para que seja possível aumentar o número de colegas dentro do quadro, o que se aplica às demais carreiras e profissões também. 

CRF-RS - Projetos como o LIMS, sistema informatizado de gestão laboratorial utilizado em toda a Rede Lanagro no país, serão incentivados e implementados?

Este sistema foi fruto de um demorado processo para informatização e automação de processos. Além deste, existem outros que necessitam ser implementados e/ou concluídos, tanto na área técnica quanto administrativa, para que possamos ter ferramentas de gestão adequadas, rápidas e possamos dar a resposta adequada à sociedade que demanda os nossos serviços. Do ponto de vista gerencial, é imprescindível para a otimização dos processos, gerenciamento de custos e investimentos para que assim consigamos trabalhar com o máximo de eficiência.

 

Foto: Lanagro-RS


Farmacêutico assume coordenação do Lanagro-RS




Encontrou algum erro ou conteúdo desatualizado em nosso site? - Clique AQUI e reporte para nossa área de qualidade.