08/02/2018 - 11h45

Orientação Técnica Informa: Treinamento de equipes

Saiba abaixo como funciona o processo de treinamento de equipes.

Orientação Técnica Informa: Treinamento de equipes

Muitas são as atribuições e as atividades diárias do farmacêutico, seja qual for sua área de atuação. É por isso que esse profissional precisa contar com uma equipe capacitada para garantir que o trabalho seja executado da melhor forma.

Mas, contando com uma equipe que não possui graduação em farmácia, como o farmacêutico pode garantir a capacitação necessária para o bom desempenho de sua equipe? Além da disponibilização dos POPs (Procedimentos Operacionais Padrão) para todas as atividades realizadas no estabelecimento, a realização periódica de treinamentos é uma ótima estratégia para transmitir aos colaboradores como as tarefas devem ser executadas para que tenham resultado satisfatório.

Os treinamentos devem contemplar, desde instruções de higiene do ambiente, asseio pessoal, conduta e responsabilidades, até técnicas específicas para a realização de algumas atividades e o cumprimento da legislação sanitária vigente e aplicável ao estabelecimento.

Na farmácia, ou em outros estabelecimentos farmacêuticos, devem ser mantidos registros dos treinamentos oferecidos e de cursos realizados pelos funcionários, para demonstrar que as informações necessárias foram compartilhadas com a equipe. Esses registros devem conter, no mínimo:

I - descrição das atividades de capacitação realizadas;

II - data da realização e carga horária;

III - conteúdo ministrado;

IV - colaboradores treinados e suas respectivas assinaturas;

V - identificação e assinatura do profissional, equipe ou empresa que executou o curso ou treinamento; e

VI - resultado da avaliação.

O próprio farmacêutico, utilizando-se de todo seu conhecimento técnico e sanitário, pode ministrar os treinamentos, compartilhando conhecimento e aprimorando a qualidade de sua equipe.

Fontes: RDC n° 44/09

Dúvidas e sugestões? Acesse nossos canais orienta@crfrs.org.br ou 51-30277520.