19/02/2018 - 16h19

Quer contribuir para a consulta pública sobre exame de proficiência? Saiba como!

O farmacêutico é um profissional da saúde imprescindível para a sociedade. Atualmente, a profissão farmacêutica possui 134 áreas de atuação no Brasil. Nos últimos anos, várias ações foram desenvolvidas para a regulamentação da profissão para concretizar sua atuação na saúde da população, principalmente na área do cuidado. Podemos citar a mudança das Diretrizes Nacionais Curriculares do curso de Farmácia, que trazem o conceito de profissional generalista (crítico, reflexivo, humanista) e com a sua formação baseada em eixos (Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde, Gestão em Saúde). Outro marco importante foi a publicação da Lei Federal 13021/2014 (Brasil), em que se reafirma a posição da farmácia como estabelecimento de prestação de serviços de saúde - e não somente a comercialização de medicamentos e outros insumos - além de reforçar que o farmacêutico é o responsável técnico destes estabelecimentos.

No dia 01/02/2018 o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma Consulta Pública com o objetivo de questionar a categoria quanto à proposta de elaboração de um Projeto de Lei que venha a instituir o exame de proficiência para os farmacêuticos. Tal exame seria obrigatório para a obtenção do registro profissional para farmacêuticos. Tratando-se de um tema de alto impacto para estudantes, profissionais e sociedade, além do tempo curto para as contribuições (até dia 07 de março de 2018), faz-se necessário difundir e facilitar o debate para que todos possam compreender o estado da arte e fazer as suas contribuições.

Veja o que o Assessor da Diretoria do CRF–RS, Rodrigo Silveira Pinto, tem a dizer sobre como você pode ajudar na elaboração de uma contribuição: https://goo.gl/b7koU6

QUER ENVIAR SUA CONTRIBUIÇÃO?

Você pode enviar clicando aqui;

Caso queira organizar uma Conferência Livre, assista este vídeo e clique aqui para mais orientações!

Vamos conhecer um pouco mais sobre os pontos importantes do debate?

O que é o exame de proficiência e qual é o arcabouço legal? Advogado Márcio Alminhana Airoldi - Coordenador Jurídico do CRF-RS;

Quer saber mais? Clique aqui

O que é Educação a Distância?Drª Márcia dos Angeles Luna Leite. (Currículo Lattes)

-Quer saber mais? Clique aqui

Resultados dos exames de proficiência da Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho de ContabilidadeAdvogado Márcio Alminhana Airoldi - Coordenador Jurídico do CRF-RS;

Quer saber mais? Clique aqui

Impacto dos exercícios profissionais deficitáriosProf. Dr. Mauro Silveira de Castro (UFRGS) (Currículo Lattes)

Quer saber mais? Clique aqui.

Países que fazem exame de proficiência Profª Drª Angelita Cristine de Melo (UFSJ) (Currículo Lattes);

Vídeo/ Parte 1

Vídeo/ Parte 2

* Para acessar mais informações, clique aqui

Avaliação do exame do Conselho Regional de Medicina de São Paulo; Professor da UCS (Rodrigo Letti) (Currículo Lattes);

-Em breve

Como se avaliam os cursos de MedicinaProfª Drª Jadete Barbosa Lampert (Currículo Lattes);

-Quer saber mais? Clique aqui

Impacto da proficiência na pesquisaProfª Drª Tereza Cristina Tavares Dalla Costa (Currículo Lattes);

Panorama da formação farmacêuticaProf. Dr. Willian Peres (Currículo Lattes);

-Em breve

Abertura desproporcional de cursos Presenciais e a distânciaProf. Dr. Willian Peres (Currículo Lattes);

-Em breve

Indicadores de formação do farmacêutico Prof. Dr. Diego Gnatta (Currículo Lattes);

* Para mais informações, clique aqui