09/04/2018 - 15h38

Conselho realiza primeiro módulo do curso Aplicação de Vacinas em Farmácias

Conselho Regional de Farmácia do RS é o primeiro CRF do país a ofertar esse curso em parceria com a SBFFC, que tem uma carga horária de 40h, divididas entre dois módulos. Próxima etapa será realizada em breve.

Conselho realiza primeiro módulo do curso Aplicação de Vacinas em Farmácias

Teve início, na última sexta-feira e sábado, 6 e 7, o curso Aplicação de Vacinas em Farmácias: da Regulação à Prática, fruto da parceria entre o Conselho Regional de Farmácia do RS e a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias. O primeiro módulo contou com uma carga horária de 20h, divididas entre aulas práticas e teóricas, e teve como instrutoras as farmacêuticas Beatriz Lott e Angélica Pinto. O segundo e último módulo – também com 20h – será realizado em breve, fechando as 40h de carga horária previstas na Portaria CFF nº 23/18 e na Resolução 654/18 do Conselho Federal de Farmácia.

A instrutora do primeiro módulo e farmacêutica, Angélica Pinto, fala sobre os beneficios da formação. “É um curso para habilitar os farmacêuticos a realizar a vacinação dentro das farmácias que possuem a aplicação autorizada pela Vigilância Sanitária e pelo Conselho Regional. Para isso, nosso curso terá 40h, divididas entre aulas teóricas e práticas de aplicação, seguindo as orientações da RDC 654”, comentou. Além disso, Angélica ressaltou que, de ano em ano, o farmacêutico habilitado deve fazer uma reciclagem para revalidar essa habilitação.

A presidente do CRF-RS, Silvana Furquim, participou da formação. “Entre os Conselhos Regionais de Farmácia do país, tivemos a honra de ser o primeiro a ofertar o curso Aplicação de Vacinas em Farmácias: da Regulação à Prática, em parceria com a SBFFC. O curso contemplou os conteúdos exigidos pela Resolução 654/18 do CFF, relembrando a Imunologia e a importância dos farmacêuticos como profissionais de saúde", afirmou.

Natural de Venâncio Aires, a farmacêutica Daiane Feix Barden, que trabalha na Tchê Farmácia Gabriela no município, ressalta a experiência adquirida nos dois dias de formação. “Já trabalhei com aplicação de vacinas antes da nova lei, então eu tinha muitas dúvidas sobre como funcionava a nova Lei. Nós estamos tentando implantar na nossa farmácia e esse curso veio no momento certo, já que estamos nos organizando para a montagem da nossa sala especial de aplicação de vacinas e de injetáveis. O curso é excelente, aproveitamos muito. As instrutoras, pelas suas experiências e didática, conduziram muito bem os dois dias de curso. Consegui sanar quase todas minhas dúvidas”, pontuou.