23/04/2018 - 17h50

Lançada a Campanha do Uso Racional de Medicamentos 2018

Confira abaixa o foco da ação deste ano e as atividades que serão desenvolvidas pelo CRF-RS. No RS, a Semana do Uso Racional de Medicamentos acontece de 05 a 11 de maio.

Lançada a Campanha do Uso Racional de Medicamentos 2018

Você sabe o que são pacientes polimedicados? São aquelas pessoas que usam vários medicamentos ao mesmo tempo! Tem muita gente por aí que utiliza mais de 20 medicamentos por dia! Os pacientes diabéticos, hipertensos, cardíacos ou com alguma doença crônica podem ter dificuldade em organizar todos esses medicamentos. Precisa de ajuda? Então saiba que existe um profissional da área da saúde pronto para te ajudar. É o farmacêutico! Ele está presente em todas as farmácias do setor público ou privado pronto para te auxiliar. Portanto, antes de usar qualquer medicamento, consulte o seu farmacêutico. Ele cuida da sua saúde e está sempre perto de você!

Atentos ao problema, os conselhos de Farmácia se uniram em uma campanha nacional de promoção da adesão às terapias medicamentosas e ao seu uso seguro e racional. A iniciativa é em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio. No Rio Grande do Sul, a Semana do Uso Racional de Medicamentos foi instituída de 5 a 11 de maio, com a Lei n° 14.627/14.

Confira a campanha em todo o Estado:

Dia 8 de maio

Aplicação do questionário da campanha conjunta na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Cruzeiro e início da aplicação pelos municípios que aderiram à campanha.

Dia 9 de maio

Aplicação do questionário da campanha conjunta no Centro de Saúde Modelo (Av. Jerônimo de Ornelas, 55 - Santana, Porto Alegre)

Dia 16 de maio

Participação na reunião ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e Serviços Farmacêuticos da Assembleia Legislativa