Notícias - CRF-RS


15/05/2018 - 15h45

Ações da Semana do Uso Racional de Medicamentos orientam pacientes polimedicados

Duas ações foram realizadas pelo CRF-RS em farmácias distritais de Porto Alegre e visaram à aplicação dos questionários da campanha, que buscam compreender o perfil dos pacientes polimedicados e a intervenção dos farmacêuticos no atendimento deles. 

        Impresso


Ações da Semana do Uso Racional de Medicamentos orientam pacientes polimedicados

A equipe do CRF-RS, acompanhada de farmacêuticos, residentes e estudantes de Farmácia, realizou, na última semana, duas ações que fazem parte da Semana do Uso Racional de Medicamentos, que, no RS, acontece de 05 a 11 de maio. As ações visavam à aplicação de questionários, que buscam compreender o perfil dos pacientes polimedicados e a intervenção dos farmacêuticos no atendimento deles, e a conversa com os pacientes de duas farmácias distritais de Porto Alegre. 

Na primeira visita, realizada na Unidade Básica de Saúde da Vila Cruzeiro no dia 8 de maio, o quadro foi otimista. Segundo o farmacêutico, assessor da Diretoria do CRF-RS e colaborador na criação da campanha, Rodrigo Silveira Pinto, diversos pacientes que foram atendidos lá tomavam os medicamentos de forma correta. "O maior problema deles era o conhecimento da farmacoterapia. Eles tomavam os seus medicamentos de forma mecânica, não sabiam o porquê estavam tomando aqueles medicamentos”, finaliza. 

Já na segunda farmácia pública visitada, no dia 9 de maio no Centro de Saúde Modelo, a situação encontrada foi diferente. Rodrigo comenta que alguns pacientes apresentavam casos um pouco mais complexos. "Fizemos vários encaminhamentos ao médico para reavaliação da farmacoterapia. Também, encontramos pacientes que tomam 10 ou mais medicamentos”. 

Campanha do Uso Racional de Medicamentos

De acordo com Rodrigo, o processo de ideia para a nova campanha do Uso Racional de Medicamentos teve inicio em Janeiro. O pensamento inicial era de apresentar a campanha de um jeito diferente: colocar mais atividades próprias para o farmacêutico, juntamente com a maneira de medir o impacto das ações. 

Então, uma ideia surgiu, vinda do desafio global da Organização Mundial da Saúde: adesão ao tratamento de pacientes que usam 5 ou mais medicamentos das unidades que utilizam farmácias públicas do SUS. O CRF-RS, assim, criou um grupo de trabalho com farmacêuticos e estudantes de farmácia para poder discutir sobre esse tema e como construir essa estratégia. O pensamento foi desenvolver esse trabalho nas farmácias públicas e associa-lo ao concurso do Uso Racional de Medicamentos, que já é tradicional junto às universidades de Farmácia do estado.

O projeto foi aceito pela Diretoria do CRF-RS e foi apresentado no Fórum dos Conselhos do Sul, que aderiram à campanha. Por fim, chegou até o Conselho Federal de Farmácia e a ideia foi ampliada, incluindo uma pesquisa exploratória para compreender esse perfil de adesão dos pacientes e também a intervenção dos farmacêuticos ao atender eles.

O lançamento da campanha foi feito no Workshop da Saúde Pública, dia 17 de abril. Lá, mais de 40 municípios e 11 universidades aderiram à campanha. A aplicação do questionário pelas universidades terminou no dia 11 de maio. Agora, elas precisam gerar o relatório para serem avaliados e, assim, ver quem ganhou o concurso das Universidades. Já os municípios, têm um prazo maior para aplicar os questionários: 22 de junho. 


Ações da Semana do Uso Racional de Medicamentos orientam pacientes polimedicados Ações da Semana do Uso Racional de Medicamentos orientam pacientes polimedicados Ações da Semana do Uso Racional de Medicamentos orientam pacientes polimedicados Ações da Semana do Uso Racional de Medicamentos orientam pacientes polimedicados Ações da Semana do Uso Racional de Medicamentos orientam pacientes polimedicados