Notícias - Geral


12/06/2018 - 14h35

XIII Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Farmácia do RS aborda as novas Diretrizes Curriculares Nacionais

Visando ampliar as discussões acerca das mudanças das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), o XIII Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Farmácia do RS, realizado no último sábado, contou com três palestras e uma oficina sobre o tema

        Impresso


XIII Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Farmácia do RS aborda as novas Diretrizes Curriculares Nacionais

Organizado pela Comissão Educadora do CRF-RS, o XIII Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Farmácia do RS, evento que reúne os coordenadores para um dia de palestras e oficinas que foi realizado na PUCRS, no último sábado (9), focou nas mudanças proporcionadas pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), publicadas em 2017.

Segundo Ana Lígia Bender, coordenadora do curso de Farmácia da PUCRS e integrante da Comissão de Educação do Conselho, “as palestras  dessa edição foram trazidas do Encontro Nacional de abril justamente para reforçar o debate sobre as novas diretrizes”. Pela manhã, a farmacêutica e Assessora da Presidência do Conselho Federal de Farmácia para Assuntos Educacionais, Zilamar Costa Fernandes, palestrou sobre o panorama educacional farmacêutico e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Após isso, William Peres, presidente da Comissão de Ensino do CFF, complementou a questão e ainda comentou sobre as atividades que a Comissão desenvolve em momentos de transformação. 

Após o intervalo para o almoço, a coordenadora do curso de Farmácia da UFCSPA, Kellen de Souza, ampliou a questão da DCN, reforçando as perspectivas do processo de implantação das diretrizes. Finalizando o dia de aprendizado e debate, uma oficina sobre os aspectos psicológicos da construção de um currículo por competências foi feita pela docente da Universidade de Passo Fundo, Cristiane Barelli.

A ampliação da participação dos cursos de Farmácia do RS foi outra prioridade dessa edição do Fórum, como explica Ana. “Todos os núcleos docentes estruturados dos cursos de Farmácia do Estado foram convidados. Houve uma grande adesão, tanto que foram 55 inscritos para os em torno de 30 graduações do RS. Todos foram muito atuantes e contribuíram no nosso debate”, afirmou. 

Diego Gnatta, coordenador do curso de Farmácia da UCS, também participou do Fórum e aprova a reunião entre os coordenadores. “O Fórum aproxima os coordenadores do curso de Farmácia do RS. Além disso, ele faz com que não tenhamos um cunho de competição nas escolas. Formamos uma união para tentarmos uma formação de excelência para os farmacêuticos do Estado”, comentou.

O farmacêutico, ainda, comenta as principais mudanças da DCN. “As Diretrizes inovam, no que diz respeito, a formação por competência e não apenas formação somente de conteúdo. Agora, a DCN apresenta três eixos para a formação: cuidados farmacêuticos, tecnologia e gestão”. Diego ressalta a importância da gestão: “O eixo de gestão é muito importante pois nos faz, como professores, pensar na formação do farmacêutico como gestor, seja em locais públicos ou privados. É importante que o  farmacêutico conheça as ferramentas de comunicação, gestão e liderança de equipe”, finaliza. 


XIII Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Farmácia do RS aborda as novas Diretrizes Curriculares Nacionais XIII Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Farmácia do RS aborda as novas Diretrizes Curriculares Nacionais XIII Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Farmácia do RS aborda as novas Diretrizes Curriculares Nacionais




Encontrou algum erro ou conteúdo desatualizado em nosso site? - Clique AQUI e reporte para nossa área de qualidade.